Ministro chinês confirma a Marcos Pereira preparação para visita do presidente Temer à China

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, foi recebido em Xangai pelo ministro do Comércio da China, Gao Hucheng, que confirmou a preparação da visita do presidente em exercício Michel Temer ao país em setembro e a intenção de assinar, na ocasião, o memorando de entendimento sobre cooperação de comércio e serviços.

O ministro chinês sinalizou que atenderá ao pedido do Brasil para acelerar a assinatura do contrato de compra de 10 aeronaves da Embraer, e autorização de importação das 18 restantes do contrato de 40 aeronaves, assinado em 2014, com previsão de entregas entre 2018 e 2021.

Outra demanda apresentada pelo ministro Marcos Pereira foi para que o governo chinês flexibilize a exigência de tratamento dos contêineres brasileiros quanto à barreira devido ao zika vírus. Pereira afirmou que o Brasil trabalhou para controlar a epidemia e que as sanções penalizam os empresários.

A delegação brasileira é formada, além de Marcos Pereira, pelo ministro Alexandre Parola (dir. DEC); pelo diretor de Negociações Internacionais do MDIC, Renato Rezende de Souza; pela assessora internacional do MDIC, Marcela Carvalho; pelo assessor especial, Diego Polachini; e pelo diplomata brasileiro na China, Paulo Neto.

Encontros bilaterais

O ministro Marcos Pereira também se encontrou com os ministros da Produção da Argentina, Francisco Cabrera; do Comércio Exterior e Cooperação dos Países Baixos; Liliane Ploumen; e com a comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmstrom.



menu
menu