FCCE participou do 11º Congresso Mundial de Câmaras



A Federação das Câmaras de Comércio Internacional (FCCE) esteve presente na cerimônia de abertura do 11º Congresso Mundial de Câmaras (World Chambers Congress – WCC), o maior fórum internacional de câmaras de comércio do mundo, realizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 12 e 14 de junho.

Com o tema “Criando um futuro compartilhado”, o evento tem o objetivo de gerar oportunidades de negócios, estimular o desenvolvimento de um senso de valores compartilhados entre as comunidades de negócios e a rede global de câmaras.

Durante a programação do dia 13, o workshop “PMEs para o mundo: câmaras como facilitadoras e parceiras” discutiu os principais desafios para que uma pequena ou média empresa passe a vender seus produtos internacionalmente e o papel das câmaras de comércio na facilitação dos processos. O evento contou com a participação de Khalid Al Hajri, membro do conselho da Câmara de Comércio e Indústria do Catar.

De acordo com Hajri, apenas 8% das pequenas e médias empresas (PMEs) do Catar exportam seus produtos. Ele afirmou que os principais setores elegíveis para exportação são os de tecnologia e inovação e que o conselho tenta encontrar a informação correta para que os empresários dos pequenos negócios conheçam o mercado e seu público-alvo.

“Damos essas informações, passamos os estudos de inteligência de mercado, auxiliamos com qualquer necessidade que tenham em termos de negociação, ou de entender como funciona o mercado em determinados países, fazemos de tudo para que a combinação entre a empresa e o novo mercado seja a melhor possível”, destacou Hairi.

A FCCE, com sede no Rio de Janeiro (RJ), está atenta ao papel das câmaras no desenvolvimento do comércio internacional, tanto na promoção dos interesses comuns quanto na demanda em criar apoios para o crescimento de câmaras. “Entendemos que diversas empresas precisam de mais canais efetivos para melhor entendimento do mercado alvo”, destacou Maristela Tuna, diretora de Inovação da Entidade.

A FCCE presta auxílio às Câmaras de Comércio Internacional e instituições associadas, oferecendo apoio institucional, com serviços que auxiliam na formalização e criação da câmara; capacitação, através de palestras de conhecimento, qualificação de projetos, consultorias e assessorias; promoção comercial, visando orientar, planejar, executar e promover ações de vendas e marketing, e inteligência de negócios, com ações que facilitam o acesso à instituições públicas e privadas em busca de realização de projetos, entre outros.



menu
menu