Brasil e Índia discutem formas de ampliar comércio bilateral

A quarta reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio entre Brasil e Índia foi realizada na última sexta-feira (30) no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O encontro, mediado pelo secretário-executivo, Fernando de Magalhães Furlan, ocorre poucos dias antes da próxima reunião dos Brics, grupo formado por Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul, marcada para outubro, em Goa, na Índia. A delegação indiana foi chefiada pela secretária adjunta de Comércio, Anita Praveen.

Na reunião, representantes dos dois países abordaram questões sobre comércio e promoção de investimentos. Em comércio, foram tratados temas de acesso a mercados buscando harmonizar interesses que preocupam a iniciativa privada de ambos os lados. Especialistas do Brasil e da Índia apresentaram projetos de investimento onde existem oportunidades para estimular negócios. Houve grande interesse nas oportunidades de colaboração entre setores específicos prioritários e entre agências.

Já o lado indiano reiterou que a Índia quer simplificar o ambiente de negócios e incentivar as empresas brasileiras a investir no país, principalmente as dos setores de construção de aeronaves, processamento de alimentos, couro, construção,automotivo, medicamentos eagricultura, que podem tirar proveito das políticas de racionalização das regras de negócios na Índia. Também foram abordados temas sobre as negociações em curso entre oMercosul e a Índia e a programação de missões empresariais e feiras até final de 2016.



menu
menu