Ministros do Brasil e da França querem acordo Mercosul-UE em 2018

Os ministros Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços) e Michel Sapin (Economia e Finanças) concordaram hoje durante encontro bilateral, em Paris, que Brasil e França se empenharão em seus respectivos blocos para concluir o Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia em 2018.

Ambos descartaram a conclusão do acordo em 2017. Uma nova rodada de negociações ocorrerá em março, em Buenos Aires, mês em que Sapin poderá estar no Brasil para uma visita oficial.

"Peço o apoio pessoal do ministro Sapin para avançarmos", disse o ministro brasileiro. "A França quer muito que este acordo seja assinado", afirmou o francês. Marcos Pereira já havia discutido ontem o assunto com o secretário de Estado de Comércio Exterior, Matthias Fekl, que também sinalizou interesse na medida.

A reunião bilateral aconteceu antes da abertura do Diálogo Institucional Brasil-França. Na ocasião, também foram assinados acordos entre os institutos de patentes dos dois países. As equipes técnicas seguem durante todo o dia discutindo temas específicos.

Marcos Pereira aproveitou para falar do novo momento vivido no Brasil. Ele destacou o empenho do governo do presidente Michel Temer em controlar as contas públicas e reduzir os gastos. "É o sentimento que eu tinha, de um país que passou por uma forte crise e está se recuperando", finalizou Sapin.



menu
menu