China prevê 'guerra comercial' se EUA descumprirem regras da OMC

HONG KONG - O governo chinês afirmou nesta quinta-feira que o descumprimento das normas da Organização Mundial do Comércio (OMC) poderá gerar uma "guerra comercial" entre eles e o Estados Unidos. O comentário acontece após reiterados ataques do presidente americano Donald Trump contra a China.

— Se os membros da OMC ignoram suas regras em seu próprio interesse e se recusam a aplicar suas decisões sobre as controvérsias, então o sistema comercial só terá de multilateral o nome — disse nesta quinta-feira Sun Jiwen, porta-voz do ministério chinês de Comércio. — Inclusive poderia haver uma repetição da guerra comercial dos anos 1930 — acrescentou o porta-voz, convocando, em seguida, os principais membros da OMC “a dar o exemplo” e a “respeitar suas normas e cumprir suas obrigações”.

No início de março, a administração Trump criticou a OMC em um documento oficial, afirmando que a considerava incapaz de impedir práticas comerciais desleais. Segundo o porta-voz do ministério de Comércio Exterior de Estados Unidos (USTR), o governo americano quer privilegiar a defesa da soberania do país.

— Os americanos não estão submetidos diretamente às decisões da OMC — assegurou.



menu
menu