FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR

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Conselho Econômico de Comércio Exterior para o Mundo Árabe

Cultura, Audiovisual e Comércio Exterior – Lula Vieira #Trade Brasil

Você sabia que a cultura e o audiovisual têm um papel crucial no comércio exterior? Venha descobrir como essas áreas interagem e impactam a economia global no nosso programa TRADE BRASIL – episódio 3. O entrevistado de hoje é o publicitário LulaVieira, diretor de criação de agências no Brasil e no exterior, premiado muitas vezes, inclusive 3 vezes como o publicitário do ano pela ABAP (Associação Brasileira das Agências de Propaganda) e pelo Prêmio Colunistas.   Recebeu também o Prêmio “Contribuição Profissional” como reconhecimento pela contribuição à qualidade da propaganda no Brasil. Membro de júris de inúmeros festivais internacionais de propaganda. Integra o Conselho de Autorregulamentação Publicitária – CONAR, e é presidente do Conselho de Cultura e Audiovisual da Federação das Câmaras de Comércio Exterior – FCCE.

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Meio Ambiente, Sustentabilidade e Comércio Exterior – Drª Claudia Jannuzzi #Trade Brasil

Novidade no Nosso Canal do Youtube! Trade Brasil, O Comércio Exterior em Pauta.Um programa da Federação das Câmaras de Comércio Exterior. A ideia da FCCE ao criar este projeto foi abrir um espaço mais amplo para o debate sobre negócios internacionais. No segundo episódio, trazemos uma entrevista exclusiva com a Drª Claudia Jannuzzi, Vice-Presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade, sobre Meio Ambiente, Sustentabilidade e Comércio Exterior. Claudia é Presidente do Instituto de Economia China-Brasil, formada em Odontologia, atuou como professora universitária por 18 anos e gestora do programa de Extramuro de Saúde da Família. Além disso, é colunista de revistas e jornais de grande circulação. ASSISTA TRADE BRASIL 🌐

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No momento e no local certos

Gil Vicente Gama* Os BRICS, um acrônimo que representa o grupo de cinco grandes países emergentes na economia mundial: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, desde a sua fundação em 2009, vem se consolidando como uma organização intergovernamental das mais relevantes no cenário mundial, prova disto, é a formalização de acesso de novas economias, sendo estes: Argentina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia. Em 2024, o BRICS agora é BRICS + (Plus), um espaço aberto para o diálogo, identificação de convergências, concertação em relação a diversos temas sociais e econômicos; e ampliação de contatos e cooperação em setores específicos. Nesta nova configuração de países, o BRICS Plus está chegando a 36,6% do total do PIB global, em paridade de poder de compra. O G7, organização com o mesmo DNA, criada em 1975, e formada por sete das maiores economias avançadas do mundo: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, tem 49,22 trilhões de dólares, o que dá a ela 29,98% do PIB global. Então é evidente que no comércio, investimento, segurança e desenvolvimento global, o BRICS Plus representa uma significativa parcela da economia global e com isto, amplia ainda mais a sua influência nas instituições internacionais. O Brasil, vem sendo o protagonista do desenvolvimento dos BRICS, prova disto, é a Agenda de Investimento Brasil Arábia Saudita, iniciada em julho de 2023, em um grande evento na FIESP, e que no contexto global, representa hoje um total de ativos que podem ultrapassar a marca dos 50 bilhões de dólares, e abrangendo 25% da população mundial, somadas as do Brasil e muçulmana em todo o mundo, da qual a Arábia Saudita é a grande liderança. Em convergência com este ambiente de desenvolvimento econômico pujante, em maio de 2023, a Câmara de Comercio e Industria dos países membros do BRICS – BCCI instalou o seu escritório brasileiro, em Brasília, na sede da Associação Comercial do Distrito Federal, com isto, o segmento comercial brasileiro, representado na sua base pelas Associações Comerciais e na cúpula pela Confederação Nacional do Comércio/CNC, que hoje abrange mais de 23% do PIB Brasileiro, abriu espaço para que empresários nacionais, acessem uma plataforma de internacionalização de seus empreendimentos como nunca antes vista na história do nosso país. Se existe um local certo, no melhor momento de desenvolvimento econômico para se estar atualmente no mundo, este é o Brasil. Gil Vicente Gama, advogado, empresário, Presidente do Conselho Internacional da Associação Comercial/CIAC, Presidente do Conselho Econômico para o Mundo Árabe – FCCE/CNC; Conselheiro do BCCI.

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Encontro do Presidente do Conselho Internacional da Associação Comercial – CIACDF com o Embaixador da China no Brasil

O Presidente, Gil Vicente Gama, do Conselho Internacional da Associação Comercial – CIACDF, junto com o Embaixador da China no Brasil, Sr. Zhu Qingqiao. Onde destacou os valores e o propósito de Brasil e China caminharem cada vez mais fortalecidos nas relações comerciais. Gil Vicente Gama, é também Presidente do Conselho Econômico para o Mundo Árabe, da FCCE, que tem sede na CNC – Confederação Nacional do Comércio. A agenda coordenada por Gil Vicente Gama, dentro do Sistema Comercial, é composto por mais de 10 milhões de empresas em todo o Brasil, o que representa 55% do total de empresas ativas no Brasil, e que movimenta anualmente, mais R$ 2 trilhões, o que equivale a 22,9% de todo o PIB brasileiro.

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A Importância dos países Árabes no comércio exterior brasileiro

Não é surpresa para ninguém quando é anunciado pelos principais meios de comunicação que as exportações brasileiras bateram novos recordes, no entanto, podemos nos surpreendente quando um bloco com 22 países passa a ser o terceiro maior parceiro comercial para os produtos brasileiros, eu me refiro ao bloco dos países árabes, mais conhecido como “LIGA ÁRABE”, ficando atrás da China  dos Estados Unidos.  Atualmente com mais de 400 milhões de habitantes (10% – classe alta, responsável por 50 a 60% da riqueza,  30 a 40% – classe média, composta principalmente pela classe trabalhadora  e 50 a 60% – classe baixa, principalmente devido a conflitos regionais, instabilidades políticas), a LIGA ÁRABE importa do Brasil cerca de 18 bilhões de dólares e exporta 15 bilhões de dólares.  Os principais produtos que o Brasil exporta para a LIGA Árabe são o açúcar, carne de frango, minério de ferro, milho, soja em grãos e carne bovina, e importa petróleo bruto, petróleo refinado e fertilizantes contendo nitrogênio, fósforo e potássio e também fosfáticos. E a relação comercial não para por aí, existem várias oportunidades de negócios par ambas as partes como energias renováveis (solar, eólica, biomassa, edifícios verdes) Comércio exterior (zonas francas, logística para reexportação) Tecnologia e digital (cidades inteligentes, impressão 3D) Agricultura (Sistemas de monitoramento de lavouras e pecuária, maquinário, beneficiamento, produção) entre outros. A LIGA ÁRABE é representada aqui no Brasil pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira que é composta por uma equipe de profissionais especialmente preparados para dar suporte a todas as operações comerciais e cujo trabalho é intensificar cada vez mais a relação bilateral entre os países árabes e o Brasil procurando parcerias e soluções de todos os problemas. Créditos: Câmara de Comércio Árabe Brasileira

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