Há exatamente dois séculos, em 26 de maio de 1824, o então presidente dos Estados Unidos, James Monroe, recebeu em Washington o encarregado de negócios do Brasil, José Silvestre Rebello. Neste encontro, o governo estadunidense reconheceu a
Independência do Brasil. A partir daí, foram estabelecidas relações diplomáticas que vêm ampliando, ao longo desses anos, os laços políticos, econômicos e culturais entre os dois países.
Atualmente, o Brasil continua numa parceria fundamental e de amizade com os Estados Unidos. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, o país é o principal destino das exportações brasileiras de produtos manufaturados e de insumos importantes de alta intensidade tecnológica visando a produtividade e competitividade do país.
No plano global, o Brasil e os EUA reafirmam seu compromisso de trabalhar juntos para construir uma ordem internacional mais próspera e democrática, na qual prevaleçam a paz e o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Fontes:
- Agência GOV;
- Informações da Embaixada dos EUA;
- Jornal da USP;
- Site Gov;
- Jornal Valor Econômico.