FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR

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Missão de Internacionalização China-Brazil Innovation Week & HICOOL Global Enterpreneurship Summit

A ApexBrasil promoverá, de 15 a 27 de agosto de 2023, uma Missão de Internacionalização à China voltada para empresas de base tecnológica com soluções escaláveis que desejem prospectar parceiros de negócios na China. O programa iniciará com a participação da delegação no evento IV China-Brazil Innovation Week, em Xangai, seguido de visitas técnicas, rodadas de negócios, reuniões de matchmaking, e terminará com a participação na feira HICOOL Summit 2023, em Pequim. A agenda da Missão é focada em oportunidades de negócios, atração do investimento para startups, possibilidades de parcerias e networking com players importantes no ecossistema de inovação e tecnologia chineses, como investidores, aceleradoras, parques tecnológicos e empresas. O objetivo da missão é que as atividades desenvolvidas ajudem às empresas a fazer validações de mercado, obter conhecimento para ajustar seus modelos de negócio para região e, assim, acelerar seus processos de expansão para a China. O grupo selecionado para essa Missão será composto pelas 20 empresas brasileiras (12 vagas presenciais e 8 vagas virtuais) dos setores greentech, aeroespacial e healthtech. Inscrições abertas até 18 de junho de 2023. Para mais informações, acesse o regulamento da missão. Data: 15/08/2023 – 27/08/2023Localidade: Xangai e Pequim – CHINAPeríodo de Inscrição: 19/05/2023 – 18/06/2023 Link: https://portal.apexbrasil.com.br/evento/missao-de-internacionalizacao-china-brazil-innovation-week-hicool-global-enterpreneurship-summit/

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Curso de Estratégia de Internacionalização – 2ª edição 2023

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso Estratégia para Internacionalização, promovido pela Apex-Brasil em parceria com a Fundação Instituto de Administração – FIA. O curso tem como objetivo desenvolver competências analíticas para a expansão internacional de empresas brasileiras em mercados estrangeiros. Ele visa capacitar líderes executivos com uma visão estratégica para enfrentar os desafios da internacionalização, focando em reflexões estratégicas e ferramentas de gestão que auxiliam nas análises, planejamento, tomada de decisões e mitigação de riscos associados às operações internacionais. Essa segunda edição é uma oportunidade para adquirir conhecimentos essenciais e se preparar para expandir os negócios no exterior com eficiência e sucesso. O curso será conduzido em 3 (três) dias, em formato híbrido, com aulas presenciais e on-line, ministradas ao vivo. Datas e horários: 20, 27 e 28 de junho de 2023, das 09h até 13h e das 14h às 18hLocal: Sede da FIA – Business School – Unidade Nações Unidas, Pinheiros, São Paulo – SP ou virtual: Plataforma zoom Cada empresa poderá inscrever até 3 participantes, com valores promocionais: R$ 1.000 para um participante,R$ 1.600 para dois participantes de uma mesma empresa; ouR$ 2.100 para três participantes de uma mesma empresa. Vagas limitadas a 40 participantes. Inscrições abertas até 14 de maio de 2023. Link: https://portal.apexbrasil.com.br/evento/curso-de-estrategia-de-internacionalizacao-2-edicao-2023/

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Lançamento Programa Mulheres e Negócios Internacionais

O Programa Mulheres e Negócios Internacionais será lançado em um evento dedicado a apoiar e promover a participação de empresas lideradas por mulheres nos mercados internacionais. Com o objetivo de impulsionar a inteligência comercial, desenvolver competências e aumentar a competitividade para exportação, expansão internacional e investimentos, o programa oferece uma série de ações e qualificações específicas. O evento de lançamento marca o início de uma iniciativa que busca fortalecer a presença feminina nos negócios globais, proporcionando oportunidades de crescimento e sucesso no cenário internacional. DATA: 02 de junho de 2023HORÁRIO: 8h30 às 18h (horário de Brasília)LOCAL: Blue Tree Morumbi: Brooklin Novo Endereço: Av. Roque Petroni Júnior, 1000, Sala Ametista – Vila Gertrudes, São Paulo MODALIDADE DE PARTICIPAÇÃO: presencial ou remota (a informar no momento da inscrição) Evento gratuito mediante realização de inscrição e aprovação, as vagas são limitadas para participação presencial. Inscrições até 25 de maio de 2023. Link: https://portal.apexbrasil.com.br/evento/lancamento-programa-mulheres-e-negocios-internacionais/

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A Importância dos países Árabes no comércio exterior brasileiro

Não é surpresa para ninguém quando é anunciado pelos principais meios de comunicação que as exportações brasileiras bateram novos recordes, no entanto, podemos nos surpreendente quando um bloco com 22 países passa a ser o terceiro maior parceiro comercial para os produtos brasileiros, eu me refiro ao bloco dos países árabes, mais conhecido como “LIGA ÁRABE”, ficando atrás da China  dos Estados Unidos.  Atualmente com mais de 400 milhões de habitantes (10% – classe alta, responsável por 50 a 60% da riqueza,  30 a 40% – classe média, composta principalmente pela classe trabalhadora  e 50 a 60% – classe baixa, principalmente devido a conflitos regionais, instabilidades políticas), a LIGA ÁRABE importa do Brasil cerca de 18 bilhões de dólares e exporta 15 bilhões de dólares.  Os principais produtos que o Brasil exporta para a LIGA Árabe são o açúcar, carne de frango, minério de ferro, milho, soja em grãos e carne bovina, e importa petróleo bruto, petróleo refinado e fertilizantes contendo nitrogênio, fósforo e potássio e também fosfáticos. E a relação comercial não para por aí, existem várias oportunidades de negócios par ambas as partes como energias renováveis (solar, eólica, biomassa, edifícios verdes) Comércio exterior (zonas francas, logística para reexportação) Tecnologia e digital (cidades inteligentes, impressão 3D) Agricultura (Sistemas de monitoramento de lavouras e pecuária, maquinário, beneficiamento, produção) entre outros. A LIGA ÁRABE é representada aqui no Brasil pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira que é composta por uma equipe de profissionais especialmente preparados para dar suporte a todas as operações comerciais e cujo trabalho é intensificar cada vez mais a relação bilateral entre os países árabes e o Brasil procurando parcerias e soluções de todos os problemas. Créditos: Câmara de Comércio Árabe Brasileira

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Apertando as mãos e ampliando o mercado

Jovelino Pires Acabo de voltar de Brasília, onde fui a serviço, buscando superar a falta de informação sobre diversos (11) representantes da AEB em CAP’S, não localizadas as devidas portarias de nomeação, a cargo do Governo. Muito bem recebido tive orientação do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários – SNPTA / MPOR, senhor Fabrizio Pierdomenico, que se fez acompanhar pela Assessora da Secretaria de Portos e Transportes Aquaviários, Rebeca Fontoura e pela Mariane Cardoso, assessora técnica nos auxiliando na matéria. Conferidos os nomes ainda “em ser”, nos foi explicitado que as publicações estão ocorrendo a cargo da Secretaria Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos. Os procedimentos estão em andamento. A integração do governo com as entidades privadas está acelerada e a troca de informação permite acertos e avanços, onde o grande ganhador é o Brasil. Vejam o crescimento e saldo da Balança Comercial Brasileira, superior a U$$ 61 bilhões, em 2022, e acima de US$ 60 bilhões, em 2021. Quanto podemos chegar em 2023? Esperem por equivalente ou acima do resultado de 2022, isto graças ao esforço e mérito das autoridades privadas, lideradas por associações e trabalhadores, onde podemos destacar a FCCE – Federação das Câmaras de Comércio Exterior, a CISBRA / CAERJ – Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil e a incansável AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil, todos atuando fortemente. As entidades empresariais ligadas ao Comércio Exterior vêm com animação a postura do Governo Brasileiro em convidar e expor, às entidades privadas dos países da América do Sul, para participarem das vantagens das ZPESs, centros de concentração de exportação no Brasil. Isto fortalece a geopolítica na América do Sul e a união, garante o sucesso de todos. Enfim, como dizem em nossas reuniões da FCCE, da AEB, da ACRJ, da CISBRA / CAERJ, em todas entidades privadas, de Comércio Exterior, unidos, vamos vencendo. O grande ganhador é o Brasil.Vejam, reitero, o crescimento e saldo da Balança Comercial Brasileira, superior a 61 bilhões de dólares em 2022 e acima de 60 bilhões em 2021. Quanto podemos chegar em 2023? Espero por equivalente acima do resultado de 2022, graças ao esforço e mérito das autoridades governamentais e o desempenho das entidades privadas, lideradas por associações e trabalhadores, onde podemos destacar a FCCE, a CISBRA, a CAERJ, a incansável CLI da AEB, dentre outras. Enfim, Governo, entidades privadas e trabalhadores, estão levando o País para frente e seguindo no lema: “O BRASIL ESPERA QUE CADA UM DE NÓS CUMPRA COM SEU DEVER.”   

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Palavra do presidente da FCCE

PALAVRA DO PRESIDENTE O ano de 2023 marca um novo ciclo para a FCCE. Assumi a presidência da Federação das Câmaras de Comercio Exterior com a missão de continuar o legado de meus antecessores, Paulo Fernando Marcondes Ferraz e Marco Polo Moreira Leite, incansáveis defensores de nossa atuação no Comércio Exterior. Lembro-me muito bem que meu querido amigo Paulo Fernando sempre defendia a tese de “que um presidente deve servir ao cargo e não o cargo servir ao presidente”. Acredito que esta afirmação regeu seu trabalho na direção desta entidade, assim como a de seu sucessor, o estimado Marco Polo Moreira Leite. Continuaremos atuando seguindo este princípio, e com o mesmo propósito de tornar a FCCE, a principal voz na defesa dos interesses das Câmaras Bilaterais, junto aos órgãos de Governo e entidades internacionais ligados ao Comércio Exterior. Uma nova gestão implica sempre em mudanças, principalmente quando se trata de uma atividade como a nossa, que dialoga diretamente com o cenário econômico e político internacional.  Nosso fortalecimento como entidade demanda por novas ações que estejam em sintonia com o novo cenário global. Nossa primeira ação foi atualizar nossa comunicação com nossos players através de um site que funcione como um centralizador de informações de interesse para quem atua no comércio exterior e promotor da atividade das Câmaras de Comércio Exterior associadas à FCCE. Estamos desenvolvendo parcerias relevantes para projetos inovadores através das constituições de Conselhos nas áreas de:  Agronegócio; Bancos e Investimentos; Infraestrutura; Meio Ambiente; Jurídico e Arbitragem; Esporte; Ciência e Pesquisa; Audiovisual; Tecnologia e Informação. Os Conselhos visam dinamizar nossas atividades e proporcionar uma programação constante aos nossos associados e público interessado em comércio exterior. Uma de nossas parcerias em destaque é o projeto BRAEX, um programa de entrevistas com versão em quatro idiomas, inglês, mandarim, espanhol e português, que debaterá temas atuais, dedicados ao comércio internacional Outro projeto a ser desenvolvido em minha gestão é o Programa de internacionalização de empresas. Uma ação que visa identificar potenciais países e nichos de atuação para as empresas brasileiras, no mercado exterior, com encaminhamento e suporte dos serviços especializados das nossas câmaras filiadas. Outro foco de nosso interesse será estimular e reativar as Câmaras de Comércio dos países sul-americanos, filiadas à FCCE: Argentina; Bolívia; Chile; Colômbia; Equador; Paraguai; Peru; Uruguai e Venezuela, estimulando o intercâmbio e a promoção de novos negócios. Aproveito este momento para ressaltar e agradecer o fundamental apoio de nossa mais longeva parceira, a Confederação Nacional do Comércio – CNC, em especial, ao seu ilustre Presidente José Roberto Tadros, e ao Senador José Bernardo Cabral, Conselheiro da FCCE. Agradeço também ao colegiado de diretores da FCCE pela atuação e colaboração. Conto com a participação de todos para levar a bom termo nosso planejamento para o biênio 23/24. Atenciosamente, Adair Roberto Carneiro MESSAGE FROM THE PRESIDENT The year of 2023 is the beginning of a new cycle for the FCCE. I took over the Foreign Trade Chambers Federation’s presidency with the mission of continuing the legacy of my predecessors Paulo Fernando Marcondes Ferraz and Marco Polo Moreira Leite, tireless defenders of our work in foreign trade. I remember very well that my dear friend Paulo Fernando always defended the thesis “that a president should serve the position and not the position serve the president”. I believe that this statement governed his work in the direction of this entity, as well as that of his successor, the esteemed Marco Polo Moreira Leite. We will continue to act according to this principle, and with the same purpose of making the FCCE the main voice in defending the interests of the Bilateral Chambers, with the Government agencies and international entities related to Foreign Trade. A new management always implies changes, especially when it comes to an activity such as ours, which dialogues directly with the international economic and political scenario. Our strengthening as an entity demands new actions that are in tune with the new global scenario. Our first action was to improve our communication with our players through a website that works as a centralizer of information of interest to those who work in foreign trade and as a promoter of the activities of the Foreign Trade Chambers associated with FCCE. We are developing relevant partnerships for innovative projects through the constitutions of Councils in the areas of:  Agribusiness; Banking and Investments; Infrastructure; Environment; Legal and Arbitration; Sports; Science and Research; Audiovisual; Technology and Information. The Councils aim to stimulate our activities and provide a constant program for our members and the public interested in foreign trade. One of our outstanding partnerships is the BRAEX project, an interview program in four languages: English, Mandarin, Spanish and Portuguese, which will discuss current themes dedicated to international trade. Another project to be developed during my administration is the internationalization program for companies. An action that aims to identify potential countries and niches for Brazilian companies in the foreign market, with referral and support from the specialized services of our affiliated chambers. Another focus of our interest will be to stimulate and reactivate the Chambers of Commerce of the South American countries, affiliated to the FCCE: Argentina; Bolivia; Chile; Colombia; Ecuador; Paraguay; Peru; Uruguay, and Venezuela, stimulating the exchange and promotion of new business. I take this opportunity to emphasize and thank the fundamental support of our longest lasting partner, the National Confederation of Commerce – CNC, especially its illustrious President José Roberto Tadros, and Senator José Bernardo Cabral, FCCE Councilor. I would also like to thank the FCCE board of directors for their work and collaboration. I count on everyone’s participation to carry out our planning for the 23/24 biennium. Yours sincerely, Adair Roberto Carneiro MENSAJE DEL PRESIDENTE El año 2023 marca un nuevo ciclo para la FCCE. Asumí la presidencia de la Federación de las Cámaras de Comercio Exterior con la misión de continuar el legado de mis antecesores, Paulo Fernando Marcondes Ferraz y Marco Polo Moreira Leite, incansables defensores de nuestro trabajo en el Comercio Exterior. Recuerdo muy bien que

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